terça-feira, 28 de dezembro de 2010

2011 - Ano Internacional das Florestas

A ONU (Organização das Nações Unidas) nomeou 2011 como Ano Internacional das Florestas. Então, resolvi falar algo a respeito:

Primeiramente, fui procurar saber quais são as maiores florestas do mundo. Nós, brasileiros, somente "ouvimos falar" da Floresta Amazônica. Mas imaginei que existam outras. E achei esse mapa-mundi, onde podemos visualizar todas:

1) Floresta Boreal do Canadá  e Floresta Boreal Russo-Escandinava: esse tipo de floresta ocorre nas regiões mais setentrionais do planeta, como Canadá, Rússia e países escandinavos (Suécia, Noruega, Dinamarca e Finlândia). Ela também é chamada de Taiga, apesar de chamarmos assim apenas as florestas russas. As árvores mais comuns, nessa região, são os pinheiros  e os abetos. Acima, uma foto da Taiga.

2) Floresta Temperada da China: a maioria das florestas temperadas foi destruída, para que seus territórios servissem à agricultura. Assim, a Floresta Temperada da China acaba sendo uma das maiores do mundo, senão a maior. Ali encontram-se carvalhos, faias e nogueiras e abriga uma fauna que inclui o alce e o urso-negro. Acima, uma foto da Floresta Temperada.

3) Floresta do Congo: o Congo possui uma das maiores florestas do mundo, a Floresta Tropical. Ali situa-se o Virunga National Park, onde vivem cerca de 200 gorilas-das-montanhas.

4) Floresta da Indonésia: a Indonésia é o maior arquipélago do mundo, formado por 17.508 ilhas, sendo apenas 6 mil habitadas. As maiores são Java, Sumatra, Bornéu, Nova Guiné e Celebes. É nessa região que está uma das grandes florestas do mundo, que divide a paisagem com extensos arrozais (foto).

5) Floresta Amazônica: é uma floresta tropical situada na região norte da América do Sul. Ocupa territórios do Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa


Veremos mais a Floresta Amazônica em futuros posts...

Um comentário:

  1. Querido
    Adorei o seu canto!
    nos falaremos por aki sim
    Que seu 2011 seja maravilhoso!
    Vc merece e vc vai ter!
    Bjo pra vc!

    ResponderExcluir